Tão longe da Bahia, o Rio Grande do Sul (em alguns lugares) não tem cara de Brasil - o Brasil que eu conheço e vivi a vida inteira. É um outro Brasil. Praças floridas e cidades arborizadas foram as coisas que mais me encantaram. No último dia de viagem, fomos ao trio Nova Petrópolis, Gramado e Canela. É muita coisa para um dia só e muito não pude ver. Mas,pelo que vi, tenho certeza que quero voltar pra passar (pelo menos) uns 15 dias.
A praça central de Nova Petrópolis (foto ao lado), cidade de colonização alemã, tem flores e mais flores e um labirinto verde, onde não ousei entrar. Comprei alfajores artesanais como lembranças para algumas pessoas queridas (claro que eu provei um e amei, quero mais). Na estrada, algumas igrejinhas luteranas, algumas vinícolas e uma arquitetura tão charmosa, tão charmosa que até o prédio da Igreja Universal conseguiu ficar bonito. É interessante o quão orgulhosos eles são da sua colonização e dos seus imigrantes desbravadores daquelas terras do Brasil que ninguém nem queria ouvir falar.
Depois de Nova Petrópolis, demos uma parada breve no pórtico de Gramado (aqui seria chamado de "portal da cidade") e fizemos as clássicas fotos "se fui pobre não lembro". Aproveitei uma banca com um típico gaúcho e comprei meu chapeuzinho ideal para ir para a Rússia por apenas R$10! Em todos os cantos custava entre 20 e 50. (voltamos pra Gramado depois, irei contar na ordem do tempo)
Ainda na estrada, paramos no Mirante Vale do Quilombo, onde as pessoas estão tentando fazer uma Paris fake na grade de proteção com cadeados e corações.
Fomos, em seguida, direto para Canela, para visitar a Catedral de Pedra, a igreja matriz da cidade. A Catedral de Pedra é no estilo gótico, toda revestida de pedra basalto e é agraciada por belíssimos vitrais, pinturas e painéis. São mais de 65m de altura! Por algum motivo, nenhuma das fotos no interior da Igreja ficaram legais, mas, da frente, essa foi a melhor (apesar de estar sem foco):
Voltando a Gramado, paramos no Museu da Moda. Lógico,né, gente?! O grupo que viajava conosco também estava no Colóquio de Moda e nada mais justo do que parar no museu da moda; só não achei justo a entrada ser R$35,00.
Um grupo de mulheres (até a motorista era mulher!) não poderia ficar sem fazer umas comprinhas de chocolate e, para tanto, paramos na Caracol, O Reino do Chocolate. E a melhor imagem de lá são os meus familiares em forma de chocolate!!!
Por fim, chegamos a esse lugar de sonhos e onde tudo funciona pelo turismo. Há inúmeros museus, parques, passeios, rotas. Tudo para quem quer passear e sonhar. Infelizmente, fomos num passeio rápido, mas que deu pra conhecer muita coisa (!) e, sem dúvida, sair apaixonada. Fomos na Igreja de São Pedro (a última que visitei), na Rua Coberta (não vi nada demais, além dos bancos fofinhos dos cafés), na "calçada da fama", no lugar onde acontece o Festival de Cinema, e... Ai, quero voltar.
Confira abaixo todas as fotos, separadas por cidade visitada e com legendas didáticas.